Em um encantador amanhecer de verão, em 1905, quando o sol começava a dar seus primeiros sinais, William Willet notou algo peculiar. Muitas residências ainda mantinham suas cortinas fechadas para evitar a entrada da luz, afinal, a hora era muito precoce

Inspirado por essa observação, Willet teve a brilhante ideia de adiantar os relógios durante o verão para aproveitar melhor a luz do dia. Em 1907, ele compartilhou sua visão em um panfleto independente, abordando o desperdício de luz solar durante os meses mais quentes. Ele propôs que a mudança ocorresse em setembro, no final do verão inglês.

Entre seus apoiadores estava Winston Churchill, na época presidente da Câmara de Comércio, antes de se tornar primeiro-ministro. No entanto, seu projeto foi rejeitado em 1909.

Infelizmente, em 1915, Willet faleceu devido à Influenza. Um ano depois, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial e enfrentando uma escassez severa de carvão, fonte principal de energia do Reino Unido, uma versão revisada da proposta de Willet foi finalmente aceita.

Essa mudança de horário não apenas impactou o Reino Unido, mas também influenciou diversos outros países, que adotaram essa prática como uma medida de economia de energia.

Curiosamente, a iniciativa teve repercussões significativas na economia global de energia, tudo começando com a observação de Willet sobre as cortinas fechadas ao amanhecer.

Para entender como as cortinas ainda desempenham um papel crucial na economia de energia hoje, confira estes links: Tecidos de Alta Performance | Qualidade de vida e Produtividade no Ambiente de Trabalho

Para saber mais sobre William Willet, clique neste link.