Recebo esta pergunta de forma constante: qual fator de abertura devo utilizar para minha cortina com tela solar?

Sempre repito uma explicação, de certa forma longa, que tenta esclarecer a dúvida.

O principal ponto para iniciarmos é que esta pergunta não pode ser respondida sem fazer outras perguntas primeiro. A mais importante:

Qual será a cor do tecido?

Para esta pergunta, faremos uma explicação olhando para a imagem em questão deste post. Teremos como base a cor mais difundida no meio corporativo. COR CINZA CLARO.

Todas as 03 cortinas da imagem possuem cor cinza claro.

Peça mais da esquerda – tela solar 1% sem metalização

Peça mais da direita – tela solar 3% sem metalização

Peça central – tela solar 3% COM metalização

O que é possível observar? 

Note que, na imagem em questão, se dividires a persiana em 03 no seu sentido horizontal, no seu terço mais baixo, existe mais luz. Nesta situação registrada na imagem, é onde a luz do sol está incidindo diretamente na cortina

Veja que as cortinas das extremidades possuem este terço inferior com MUITO mais luz. Uma luz ofuscante. Uma luz “explodida”. Uma luz difusa.

Perceba que na cortina do meio, com tecido metalizado, este efeito é muito diminuído. Não temos luz difusa. Não temos explosão da luz. Não teremos desconforto luminoso.

Na tela mais da esquerda, com tecido de 1%, temos uma situação que é muito comum:

Com a preocupação de se proteger da luz em excesso, começa a se utilizar menores fatores de abertura. Um dos resultados é justamente o da imagem... Não se enxerga através da cortina.

O prédio onde estão sendo testados estes tecidos é um prédio pele de vidro, com mais de 3000m² de vidro divididos em 07 pavimentos.

Por que fazer um prédio pele de vidro e colocar uma cortina que quando estiver baixada não permite enxergar pra fora?

Se tira por completo o propósito de disponibilizar bastante contato visual com meio externo ao colocar uma persiana com 1% de abertura.

Enxergar pra fora tem um relevante papel no organismo das pessoas. Faz as pessoas se sentirem melhor. Faz as pessoas renderem mais. Gera mais produtividade.

Na tela mais à direita, com tecido 3% sem metalização, é possível enxergar para fora, mas existe excesso de luz.

Pessoas que venham a trabalhar com monitores próximos à janela não terão qualquer conforto para exercerem suas atividades.

Não é exagero dizer que precisarão utilizar óculos de sol no ambiente de trabalho em dias muito claros.

 Na peça central, vemos a aplicação da cortina com tecido metalizado.

Uma cortina que permite o contato visual com meio externo, controla a luz de forma suficiente para não se ter desconforto.

Imagine você podendo trabalhar, olhando para fora, tendo um conforto visual adequado... Você com certeza vai se sentir bem em trabalhar em um ambiente assim.

No caso específico deste teste, considerando o vidro e a orientação solar, foi mostrado que o tecido central é o que oferece as melhores condições por questões visuais!

Numa questão térmica, todos os tecidos terão, de certa forma, uma boa resposta. O índice de reflexão solar dos três tecidos testados têm comportamentos semelhantes.

Talvez você pergunte agora, mas e se os tecidos fossem numa cor escura? Como cor preta? Isto muda completamente o jogo, mas isto fica para um próximo post aqui no nosso blog.