Durante uma visita fascinante à renomada fábrica de tecidos metalizados, Verosol, fomos surpreendidos por uma movimentação incomum na linha de produção

Movidos pela curiosidade, decidimos explorar o que estava acontecendo. Ao adentrar a fábrica, nos deparamos com uma visão intrigante dentro de uma máquina em pleno processo de troca

As imagens a seguir demonstram o interior da máquina de metalização dos tecidos de alta performance.

A máquina de metalização estava passando por uma atualização emocionante, recebendo a implantação de uma nova versão capaz de metalizar rolos com até 3,2 metros de largura.

Os rolos de metal, cuidadosamente posicionados ao longo do tecido com um espaçamento de aproximadamente 20 centímetros, desempenham um papel crucial nesse processo inovador.

O processo

O processo começa quando o metal é esticado ao longo da primeira câmara da máquina. Nessa fase inicial, os tubos de cobre são aquecidos a temperaturas tão elevadas que provocam a evaporação do alumínio, transformando-o em um vapor metálico suspenso no ar.

Em seguida, o tecido que está prestes a receber a metalização passa por um processo de resfriamento na segunda câmara, fazendo com que todos os fios atinjam temperaturas negativas.

No estágio final, em um ambiente de vácuo, o gás quente de alumínio se encontra com o tecido resfriado. Nesse encontro, em uma dança delicada, as partículas de alumínio quente aderem à superfície resfriada dos tecidos.

O resultado

O refinamento desse processo único, iniciado em 1965, continua até os dias de hoje.

O resultado é extraordinário: uma fina camada de metalização que reveste apenas os fios do tecido. Esse cuidado garante que nenhum poro seja obstruído pelo alumínio, preservando a transparência e permitindo a entrada generosa de luz natural.

Com a superfície de alumínio integrada ao tecido, alcançamos incríveis 83% de reflexão solar. Este é um feito singular, uma conquista que destaca a fábrica Verosol como líder mundial nesse campo.

Não apenas isso, aprimoramos constantemente esse processo ao longo dos anos para alcançar o equilíbrio perfeito: a maior reflexão solar com a menor transmissão luminosa. O resultado? Tecidos de alta performance que não comprometem a vista externa, mantendo-a em um nível excepcional.

Em síntese, esse é um mergulho no fascinante universo dos tecidos de alta tecnologia, onde a ciência se encontra com a arte para criar algo verdadeiramente único.