40 anos trabalhando com sonhos, esperanças, expectativas de clientes, fornecedores e parceiros

Algo extremamente complexo, mas que para quem conhece as arquitetas do escritório TANIA BERTOLUCCI DE SOUZA ARQUITETOS ASSOCIADOS, parece ser fácil de tão natural que é para elas. Aprimoramento constante, trabalho de equipe, foco no cliente, respeitando e ouvindo atenciosamente a pessoa por trás de cada projeto, consciente que cada cliente a seu tempo é único são características presentes em cada um de seus projetos.

Conversamos com a Arq. Tânia Bertolucci, sócia da Arq. Carolina Neurnberg, no escritório TANIA BERTOLUCCI DE SOUZA ARQUITETOS ASSOCIADOS sobre sua atividade, perspectivas e sua preocupação em especificar determinados produtos entre outros assuntos. Confira abaixo:

1) Tânia, você poderia nos falar um pouco do início de suas atividades? Como a arquitetura surgiu para você? E como seu escritório começou?

R. Este ano comemoro 40 anos de escritório, por isso as histórias são muitas! A arquitetura e principalmente os interiores sempre estiveram na minha vida. Quando criança adorava ver uma tia que se ocupava indicando/comprando/escolhendo objetos, cortinas, tapetes, etc. Minha paixão era descobrir aquele mundo maravilhoso que se "descortinava" na minha frente.
Quando escolhi arquitetura tive dúvida: não seria jornalismo? (aliás, 1 ano depois de entrar na arquitetura da UFRGS, eu passei no jornalismo também da UFRGS, que acabei não cursando). Sai da faculdade em 5 anos e confesso, faltava muito para ser uma arquiteta. Fui trabalhar como coordenadora de projetos no escritório Ronaldo Rezende & Mário Englert e ali aprendi muito: relacionamento com cliente, arquitetura de interiores, relacionamento com uma equipe grande. Em 1980 formei meu próprio escritório. Comecei fazendo projetos para casas populares. Queria melhorar a condição de vida das camadas menos privilegiadas, mas os interiores sempre foram minha paixão. Aos poucos, tive a felicidade de receber várias indicações e fui conquistando meu espaço. Comecei fazendo pequenas reformas, depois o ambiente profissional e, por fim, o projeto arquitetônico da residência de clientes que me orgulham de estar comigo até hoje.
Nestes 40 anos dediquei muito do meu tempo participando de cursos, exposições, palestras em busca de inovação e conhecimento técnico para entregar ao meu cliente o melhor projeto. Com cuidado e empatia sempre estive ao lado do cliente na incansável busca pela melhor solução técnica e formal para cada estudo.

2) Seu escritório tem um grande reconhecimento no mercado. No seu ponto de vista, quais foram as etapas mais importantes na sua trajetória profissional que deram destaque ao escritório, que o fizeram crescer em prestígio e que fazem dele uma referência em arquitetura?

R. Atribuo a boa interlocução do meu escritório com os clientes e o mercado a minha atuação ininterrupta nestes 40 anos! E a conduta ética e transparente que são a tônica do meu escritório e do meu trabalho. Sempre conduzi com seriedade e responsabilidade cada projeto. Os clientes sabem que podem contar com total dedicação no meu atendimento e o maior empenho de todos do escritório para encontrarmos soluções adequadas a cada desafio.
Penso que o divisor de águas que agilizou o reconhecimento do escritório foi a participação de mostras de arquitetura: Mostra Casa & Cia, Casa Cor, entre outras. Assim como a divulgação do trabalho em livros, jornais e revistas - tanto nacionais como regionais- conseguimos visibilidade para nosso trabalho e o consequente reconhecimento. Entretanto, destaco que somente com a presença ativa nestas mostras, conversando com o publico e explicando o propósito de cada projeto, foi possível alcançar esta diferenciação.

3) Quando falamos em proteção solar, por meio de tecidos solares, quais são as principais funções e qualidades que busca nos produtos para seus projetos?

R. Sou uma amante da luz natural! E da iluminação em geral. Com o conceito de sustentabilidade e aproveitamento dos recursos naturais, cada dia mais procuro entregar o máximo de luz natural para cada projeto, o que muitas vezes fica insustentável em função da proteção de revestimentos internos, aí entram os tecidos solares, que permitem o melhor aproveitamento da luz natural com o máximo de proteção dos raios nocivos aos revestimentos internos. Em grande parte dos ambientes adequar a equação luz natural + vista + proteção é um desafio! Por isso, gosto tanto dos tecidos metalizados: protegem filtrando a luz sem vedar a vista - imprimem uma leveza inconfundível aos ambientes.
Tecidos metalizados que reduzem a temperatura e protegem dos raios UVA e UVB são fundamentais quando falamos de luz natural. Redução de calor é um atributo importante quando falamos de economia de energia! Além dos tecidos metalizados podemos falar de telas solares que com diversas graduações permitem a entrada de luz externa protegendo os interiores, além de permitirem um excelente controle do ofuscamento, assunto relevante quando falamos de TVS que a cada dia ganham maiores dimensões e importância no estar das famílias.

"Adoro a luz natural, usar produtos Reflexa é decorrência desta paixão, sempre que possível os especifico por uma questão de identificação de propósitos."
4) Sustentabilidade, produtos eco-friendly, economia de energia. Você diria que estes são pontos importantes e presentes nos projetos atuais? Como acredita que o mercado será nos próximos anos em relação a estes assuntos?

R. Não vejo futuro fora destas premissas. Não é possível pensar em projetos com responsabilidade ambiental que não falem de sustentabilidade, economia de energia e muito mais. A arquitetura está intimamente ligada ao respeito do homem ao meio ambiente. Acredito que os consumidores serão cada dia mais atentos a estes ítens, solicitando e aferindo características eco-friendly a cada produto especificado. Cabe aos profissionais servirem como propagadores destas idéias, sugerindo em seus projetos produtos intimamente ligados e amigáveis com a natureza.

5) Você se recorda do primeiro projeto em conjunto com a Reflexa?

R. Conheci a Reflexa num almoço da AAI arquitetos a quase 15 anos atrás, quando a Grazi falou sobre os produtos, numa janela técnica. Fiquei encantada e logo especifiquei num apartamento que estávamos concluindo (cliente Sr. Francisco Villas) que para minha alegria já conhecia a Reflexa e não pensou duas vezes em aceitar minha recomendação.

6) Depois de tantos anos, quais seriam as qualidades da Reflexa que consideras importantes e que fazem manter este relacionamento com a empresa?

R. Como já disse, adoro a luz natural, usar produtos Reflexa é decorrência desta paixão, sempre que possível os especifico por uma questão de identificação de propósitos. Tenho cortinas com tecido metalizado na minha casa e posso garantir a qualidade e funcionalidade delas. Meus estofados aguentam o sol da tarde protegidos por uma linda cortina que filtra a luz solar sem vedar a vista.

A pouco tempo tive a mesma experiência com uma cliente: colocamos uma cortina Reflexa há 10 anos atrás em uma ampla janela poente do seu antigo apartamento. Agora, em novo apartamento ela fez questão de usar a mesma cortina metalizada Reflexa no seu ambiente de estar, também poente. Qualidade do produto, confiança, durabilidade e funcionalidade além de atendimento impecável são atributos que fazem da especificação de cortinas Reflexa uma experiência excelente.

Projeto 2006 | Cortinas Plissadas
Projeto 2011 | Cortinas Plissadas
Projeto 2019 | Cortinas Rolô