A maior parte de nossa exposição a poluentes ambientais ocorre ao respirar o ar dentro de casa, do escritório ou escola. Tenha em mente que as pessoas ficam 90% do seu tempo dentro de algum destes ambientes. Esses poluentes vêm de atividades, produtos e materiais que usamos todos os dias. O ar em nossas casas, escolas e escritórios pode ser 2 a 5 vezes mais poluído e, em alguns casos, 100 vezes mais poluído do que o ar externo.


Normalmente, onde consideramos estar mais seguros, pode ser justamente o local que estamos mais expostos a poluentes.

Produtos Químicos

As principais fontes de exposição interna a substâncias químicas no ar são produtos usados ​​em ambientes internos, incluindo móveis, materiais de construção e outros produtos domésticos e de escritório, que podem emitir milhares de compostos orgânicos voláteis (COVs) e partículas no ar. De todos os culpados que podem afetar a qualidade do ar interno, as emissões químicas são as mais prejudiciais, pois podem contribuir para uma ampla gama de efeitos negativos sobre a saúde.

Mofo

Problemas de umidade são outra fonte comum de poluição do ar interior, pois podem levar ao crescimento de fungos no interior. O molde também pode emitir COVs e partículas, comprometendo a qualidade do ar interno e levando a efeitos negativos à saúde. Como é impossível eliminar os esporos de fungos, a melhor maneira de reduzir o impacto do mofo na qualidade do ar interno é evitar ou reparar imediatamente os problemas de umidade que permitem o crescimento de fungos.

Partículas

As partículas emitidas de produtos como móveis, materiais de construção e outros produtos domésticos e de escritório são outra fonte de poluição do ar em ambientes fechados. Partículas transportadas pelo ar também podem vir da sujeira e da poeira que são rastreadas do exterior. As partículas podem desencadear alergias e outros problemas respiratórios em muitas pessoas. A instalação de tapetes de passagem nas portas e a troca regular de filtros de ar são boas estratégias para limitar esses poluentes.

Ventilação Deficitária

A maioria dos edifícios em que as pessoas passam a maior parte do tempo são hermeticamente fechados e isolados para manter o ar exterior não condicionado. Além disso, a maioria dos sistemas de ventilação é projetada para trazer muito pouco ar externo e recircular o ar interno que já foi aquecido ou resfriado. Embora essa estratégia seja eficaz para minimizar os custos de energia, ela pode ter um impacto negativo na qualidade do ar interno.
A exposição a esses poluentes pode levar a inúmeros problemas de saúde, sejam eles imediatos ou de longo prazo. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), a maneira mais eficaz de reduzir a poluição do ar interior é reduzir ou eliminar as fontes de emissões químicas prejudiciais. As fontes de emissões químicas podem incluir produtos de limpeza, móveis, pisos, armários, tintas, tecidos e materiais de construção. Vários programas governamentais e privados, incluindo agências de saúde pública, recomendam níveis mínimos de exposição a poluentes internos.

ATENÇÃO

As crianças são mais suscetíveis a poluentes do que os adultos porque ainda estão crescendo e respiram proporcionalmente mais ar. Isso significa que poluentes internos, como certos produtos químicos, partículas e alérgenos, podem causar efeitos mais graves à saúde em crianças.

Fatos que você deve saber sobre expor crianças a poluentes:

  • As crianças respiram um volume maior de ar do que os adultos em relação ao tamanho do corpo;
  • Órgãos infantis e sistemas respiratório, imunológico e neurológico ainda estão em desenvolvimento;
  • As crianças estão muito mais perto do chão e, como resultado, respiram mais substâncias químicas mais pesadas do que os adultos;
  • Bebês e crianças pequenas respiram pela boca, mais do que adultos, o que aumenta o risco de exposição pulmonar a partículas e fibras, que de outra forma seriam filtradas pelo nariz;
  • As crianças têm uma freqüência cardíaca maior que a dos adultos, o que permite que as substâncias absorvidas pelo sangue penetrem nos tecidos mais rapidamente.


Efeitos de saúde imediatos ou agudos:

  • Dores de cabeça;
  • Irritação dos olhos, nariz e garganta;
  • Reação alérgica da pele;
  • Dificuldade ao respirar;
  • Náusea e/ou vômito;
  • Confusão;
  • Perda de coordenação;
  • Tontura;
  • Fadiga.

Efeitos de saúde a longo prazo ou crônicos:

  • Danos ao coração, fígado ou rins;
  • Danos ao sistema nervoso central;
  • Câncer.

Como escolher produtos que não prejudiquem a qualidade do ar interno?

Ao utilizar produtos com a certificação GREENGUARD Children & SchoolsSM ou GREENGUARD Gold Certification, as pessoas podem ficar tranquilas, sabendo que esses produtos foram testados e verificados de forma independente para atender a níveis limitados de emissão de poluentes, como compostos orgânicos voláteis (VOCs), formaldeído e ftalatos. Os produtos certificados GREENGUARD vão desde berços, colchões, bancadas, tintas e adesivos, isolamento,  piso de madeira até TECIDOS DE CORTINAS.

Buscando um tecido para sua casa/escritório/escola que não venha a prejudicar a saúde dos seus integrantes? A Reflexa pode lhe oferecer o material ideal, demonstrando sua certificação, e auxiliando em oferecer o produto mais saudável para seu projeto.

Entre em contato e saiba mais de nossas soluções com esta certificação.