A maioria das pessoas é acordada pela simples presença da luz natural. E não se trata apenas de acordar — A luz natural desencadeia vários efeitos em nosso organismo. Disposição, alegria e energia são apenas alguns destes efeitos.

Um projeto que privilegia o uso da luz natural contribui para a qualidade de vida dos trabalhadores, aumenta a produtividade e reduz custos energéticos.

Benefícios

Quando se fala em usar a luz natural no ambiente de trabalho, muitos pensam apenas na economia de energia, como benefício. Esse é, realmente, um dos benefícios, porém, não é o único.

A luz natural influencia diretamente o comportamento humano. Ela regula nosso ciclo biológico, interferindo no ritmo cardíaco e circulatório. Em sua presença, corpo e mente entendem que esse é o momento da atividade e têm suas funções intensificadas.

A situação contrária — ausência de luz natural — diz ao nosso cérebro que é hora de descansar. Por isso, ambientes mal iluminados ou que contam apenas com iluminação artificial contribuem para a redução da produtividade dos indivíduos.

Outro ponto importante a destacar se relaciona ao bem-estar. A luz natural deixa as pessoas mais otimistas. Isso se reflete em maior disposição para enfrentar os desafios do dia-a-dia e no aumento do nível de satisfação no local de trabalho.

A iluminação natural também traz muitos benefícios à saúde: ela é um antibiótico natural e proporciona vitamina D ao organismo. Além disso, esse a utilização da luz natural ajuda a utilizarmos menos recursos naturais (como energia), sendo um passo importante para a sustentabilidade do planeta.

Evite excessos

Trabalhar com excesso de iluminação também é desconfortável e improdutivo. Essa situação provoca ofuscamento e exige um esforço maior para a realização de atividades. Portanto, tome muito cuidado para que não seja ultrapassado os limites de conforto.

A utilização de tecidos transparentes e translúcidos podem ser um ótimo filtro para regular a quantidade de luz natural durante o dia de trabalho.

Dependendo da orientação solar, tipo de vidro e outros fatores, é recomendável determinados tipos de tecido, que podem filtrar mais ou menos a luz externa, tentando oferecer sempre a quantidade de luz ideal para o ambiente.

Quer saber mais sobre nossas soluções para promover a luz natural na medida ideal para seu ambiente?