Estima-se que passamos mais de 90% do tempo de nossas vidas em ambientes construídos. A qualidade dos espaços e das construções tem um impacto direto na nossa vida.

À medida que a análise científica e a conscientização da saúde mental humana avançam, os arquitetos cada vez mais se preocupam em colocar as pessoas como centro de seus projetos.Esta tendência crescente levou ao desenvolvimento do WELL Building Certification, criado pela IWBI (International Well Building Institute).

WELL é uma certificação para ambientes de trabalho, que aborda sete conceitos relacionados à saúde humana no ambiente construído - ar, água, alimentação, luz, aptidão física, conforto e mente. Um espaço com este certificado pode melhorar a alimentação, humor, padrões de sono e desempenho dos seus ocupantes.

Diversas pesquisas internacionais demonstram que o maior custo de uma edificação comercial são as pessoas que as habitam, chegando a representar 92% do total. Dos 8% restantes, 6% representam os custos de operação e manutenção e somente 2% os custos de projeto e construção. Neste sentido, o IWBI acredita que os edifícios não devem ser melhores apenas para o planeta, mas também para as pessoas que os habitam, aproveitando o ambiente construído como um veículo de melhoria da saúde humana, bem-estar e conforto, melhorando os padrões de qualidade de vida e consequentemente o desempenho dos ocupantes.

Existem diversos aspectos para certificação  WELL que especificam os critérios reais quanto aos produtos a serem utilizados (ou evitados). Como exemplo, trazemos três deles sobre o conceito ar , demonstrados abaixo:

Critério sobre Ar - 04: Redução de VOC:

A qualidade do ar interior pode ser significativamente degradada por compostos voláteis orgânicos (VOC, sigla em inglês) que podem ser encontrado em tintas, acabamentos, revestimentos, produtos de limpeza, purificadores de ar, produtos para cuidados pessoais e outros materiais trazidos para o edifício. Estes compostos voláteis orgânicos  incluem o benzeno, formaldeído e outros compostos químicos, que em altas concentrações podem levar à irritação do nariz e da faringe, e têm sido associados a leucemia, asma infantil e outros distúrbios respiratórios. Os níveis de VOC podem ser 5 vezes mais altos em ambientes fechados do que em ambientes externos.

Critério sobre Ar - 25: Redução de uso de materiais tóxicos:

Vários produtos químicos ainda são utilizados na fabricação de materiais de construção, apesar de riscos para a saúde serem conhecidos ou suspeitos. Produtos químicos retardadores de chamas, que são usados para aumentar a resistência ao fogo de materiais, incluem PBDEs (éteres difenil-polibromados) - que, com base em testes, estão associados a potenciais efeitos neurocomportamentais, carcinogênicos e imunológicos.

Critério sobre ar - 26: Segurança aprimorada do material:
Alguns dos produtos químicos usados em materiais de construção não foram totalmente avaliados quanto à segurança e podem acarretar riscos potenciais à saúde. Os gases emitidos de tais materiais pode contribuir para a "síndrome do edifício doente" e sintomas respiratórios, dermatológicos e neurotóxicos associados.

A Reflexa Persianas tem a preocupação que seus produtos atendam aos critérios de qualidade com o AR. Inúmeros tecidos de nossas linhas possuem a certificação GREENGUARD GOLD. Essa certificação atesta que os nossos tecidos  atendem as normas sobre emissões de substâncias químicas mais rigorosas do mundo – ajudando a reduzir a poluição do ar interior e o risco de exposição a substâncias tóxicas, ao mesmo tempo ajuda na criação de ambientes interiores mais saudáveis. Garante ainda que os produtos sejam aceitos e indicados para uso em ambientes escolares e hospitalares.

Da mesma forma possuímos produtos com a certificação Cradle to Cradle, que tem como finalidade, classificar produtos seguros, saudáveis, sem substâncias químicas tóxicas e constantemente reutilizáveis, onde o conceito de resíduo torna-se matéria-prima para um novo produto.
Os tecidos com GreenGuard Gold ou Cradle to Cradle contribuem para que seu projeto receba a certificação WELL.

Quer saber mais sobre nossos produtos e certificações? Entre em contato conosco → AQUI