Nos espaços de trabalho, a temperatura é frequentemente objeto de discórdia entre os colegas, pois o conforto é algo totalmente subjetivo.

Variáveis ​​como o índice de massa corporal entram em cena e, quando está quente para um, pode ser frio para outro, indo a extremos no exemplo. Embora todos percebam o bem-estar pessoalmente, existem recomendações de instituições como o Green Building Council ou o Instituto de Diversificação e Economia de Energia (IDAE) que indicam uma temperatura ideal de 23ºC a 25ºC no verão. A cada verão, o ar condicionado se torna o principal protagonista, mas seus efeitos de abuso podem ser negativos, causando resfriados desnecessários devido a mudanças repentinas de temperatura entre o exterior e o interior. Para evitar ser escravo do ar condicionado e melhorar o conforto interno, aqui estão algumas dicas:

1)    Use vidro com isolamento térmico e controle solar, para que a luz natural possa passar, mas a temperatura externa não o faz.
2)    Use sistemas eficientes de proteção solar interna. Os tecidos de ALTA PERFORMANCE conseguem baixar a temperatura do ambiente em até 2ºC e, além disso, permitem a visualização para o exterior, para que não haja sensação de escuridão.
3)    Aproveite a oportunidade para abrir as janelas pela manhã antes que as temperaturas subam. Das 8h a 11h, por exemplo.
4)    Tenha plantas. As plantas absorvem o calor, além de ser um belo elemento de decoração.
5)    Evite tapetes e carpetes. Felizmente, há cada vez menos escritórios acarpetados que, embora sejam muito bons para o inverno, no verão todo o calor que retêm não é mais desejado.
6)    Coma alimentos frescos e leves. Sopas frias, frutas e legumes da estação e beba bastante água, mesmo que você não esteja com muita sede.
7)    E, se for hora de colocar o ar condicionado, mantenha-o na temperatura correta. É sobre estar bem, não ficar frio.